terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Como acertar no trading? Com exemplo de estratégia!






Essa frase da imagem acima é perfeita para o que eu falo bastante aqui no blog, e também ensino para aqueles que me perguntam como melhorar em suas operações.




Sempre ouço os traders falando em "Eu acertei o trade e ganhei um bom lucro!", ou então "Caramba, eu cometi um erro, pois o preço foi contra minha ordem e eu tive um prejuízo!". Essas afirmações são mais comuns do que se pensa, é algo até """normal""" no meio do trading. Porém pensar e agir assim é um erro. No post de hoje eu quero trazer uma explicação detalhada e com exemplos, teóricos e práticos, de como precisamos agir no mercado.

Ao final, gostaria de te ouvir. Se gostou do post, peço que deixe um comentário e diga o que achou. Gosto muito quando tenho um feedback dos leitores

COMO SE ACERTA NO TRADING

A partir de hoje guarde uma afirmação para o resto de sua carreira como trader: 
No trading só avaliamos se acertamos ou erramos em relação a termos ou não seguido nosso trading plan à risca. Se você pensa que "acerta" quando seu trade dá lucros, e que "errou", caso tenha dado prejuízo, está pensando diferente de como traders experientes e lucrativos pensam, e não está em sintonia como funciona o mercado, como se movimenta o preço.

Todo trader que se preze precisa de um planejamento, isso é tecla amplamente batida aqui no blog. Após criar um planejamento detalhado de como você vai operar no mercado, é a hora de seguir essa "receita" de forma disciplinada. O interessante é que o movimento do preço após abrir um trade não vai importar, desde que tenha obedecido ao que você mesmo estabeleceu.

Vamos a um exemplo para ilustrar a essência do que quero trazer aqui: Imagine-se trabalhando em uma empresa séria, em que o seu chefe direto te dá todas as ordens que você tem que executar para que a empresa tenha lucros e avance no mercado. Você, como bom funcionário, segue todas as determinações, nos mínimos detalhes, e seu chefe vê sua atitude e até lhe parabeniza. Agora imagine que ao final do ano, ao efetuar o balanço da empresa, a diretoria verifica que houve um prejuízo considerável, e seu setor era o setor envolvido diretamente com a área.

Diante desse cenário, o presidente da companhia decide demitir você. Então, prontamente você argumenta que seguiu todas as ordens emitidas por seu chefe, e se no final do ano houve prejuízo, a culpa certamente não era sua. Daí o presidente então decide não demitir você, mas decide dispensar o chefe. Porém, o chefe argumenta que seguiu todos os princípios e determinações da presidência da empresa, não falhando em nada.

Somente após toda essa briga, foi que o presidente contratou um auditor que verificou tudo certo na cadeia de comando e na execução das tarefas pelos subordinados. Ficou constatado que a causa do prejuízo foi falta de demanda para o produto/serviço fornecido pela empresa em que trabalha.

O que eu quero ilustrar com esse exemplo é o seguinte: se você fizer tudo certo, tudo que for sua responsabilidade, o resultado que vier de um trade, de uma operação, pode ser qualquer um (lucro ou prejuízo), sua parte você cumpriu, você fez o que tinha que fazer, VOCÊ ACERTOU. Isso significa que existem motivos alheios a nossa vontade que causam o movimento do mercado, nós somos uma força minúscula para mover um mísero ponto sequer no preço. Mas se cumprimos nosso papel, então 
não cometemos erros, ainda que prejuízos ocorram. É exatamente assim no trading. E "cumprir nosso papel" significa executar nosso planejamento à risca, sem falhas.

Da mesma forma, se você enquanto funcionário da empresa, descumprir as ordens dos superiores, praticar atividades escondidas, acreditando serem melhores para empresa, AINDA que suas atividades gerem lucros, isso não implica que você teve atitudes corretas. Você ERROU não obedecendo à cadeia de comando, a seus superiores e às determinações deles. No longo prazo, isso vai gerar problemas para você, problemas esses tão grandes a ponto de os momentos em que suas atitudes imprudentes deram lucros não poderão te livrar dos momentos em que elas gerarem prejuízos.

O PARADOXO DA SUBORDINAÇÃO NO TRADING

Você pode estar pensando: "Esse exemplo não se aplica ao trading, pois no mercado não temos chefe, patrão, não seguimos ordens de superiores, não precisamos prestar contas a ninguém!"

Ledo engano, pequeno gafanhoto. Caso esse pensamento tenha passado pela sua mente, tenho algo extremamente importante para te dizer. No trading temos sim um patrão, temos sim que obedecer ordens superiores, temos regras que precisam ser cumpridas, do contrário só o que teremos são frustrações.

Essas regras se dividem em duas categorias, como no exemplo da empresa acima:

1 - Princípios Basilares
Como no exemplo, esses princípios são como as determinações da presidência da empresa, é algo que vem lá de cima, numa escala máxima de autoridade, que você não pode sequer cogitar alterações, pois você não tem contato direto com a diretoria e presidente da empresa. 

Esses são os princípios de trading que TEMOS que aceitar e seguir, literalmente obedecer, não podemos simplesmente ignorar e querer fazer diferente, sob a desculpa de "pensar fora da caixa"! Há regras básicas de sobrevivência no trading como gerenciamento de risco, uso de limite de perdas, o famoso Stop Loss, uso da relação risco/recompensa adequada, operar sabendo que não obteremos lucros fácil e rapidamente, entre outros. Para entender melhor isso, leia esse artigo.



2 - Critérios e ordens imediatas
Aqui entra as ordens do "chefe" no exemplo que citei da empresa. No trading, as ordens diretas do seu chefe estão descritas no seu TRADING PLAN. É nesse documento em que estarão descritos todos os critérios para que você saiba EXATAMENTE o que fazer. A diferença aqui é que você é seu próprio chefe, e é você que dá as ordens ao estabelecer antecipadamente os critérios que vai ter que obedecer.

Na execução desse trading plan não há margem para "achismos", discricionariedade, pensamento subjetivo, você não pode tentar imaginar algo, achar qualquer coisa, você simplesmente tem uma lista de coisas a fazer e precisa cumprir estritamente como está lá. Ao final de um período, o que seu "chefe" irá avaliar não é seu resultado, é se você seguiu as ordens descritas ali, pois ele sabe que o resultado virá adequado se você fizer o que tem de fazer.

Caso aconteça algum resultado ruim, e ficar constatado que você cumpriu seu papel, não há nada a atribuir a você, sua parte foi feita. No trading, ainda que tenhamos um prejuízo aqui, outro ali, ou mesmo uma sequência de perdas, tudo que precisa ser avaliado é sua disciplina na obediência ao que manda seu chefe, seu trading plan!

Se o fizermos, acertamos, independente do resultado do trade. Isso quer dizer que se você abre uma operação dentro dos critérios definidos no planejamento, não importa se o trade der prejuízo, 
você ACERTOU! E também significa que se você abriu uma operação fora dos critérios do trading plan, mesmo que o trade dê muito lucrovocê errou! O lucro de um trade aberto de forma errada NÃO vai compensar os prejuízos que ocorrerão na sua trajetória como Trader, se continuar a abrir ordens indisciplinadamente.

Apenas mais uma ilustração para quem ainda hesita em entender:

Imagine que você planejou regar suas plantas:
- com água,
- diariamente,
- só 1 vez,
- pela manhã,
- com pouca água

Se você fizer isso, sabe que a probabilidade da plantinha viver bem e bastante é grande.

Mas mesmo fazendo isso religiosamente, ela pode murchar, ou mesmo morrer "do nada"!

Se isso acontecer, não significa que você fez algo errado! Apenas aconteceu.

Mas também, a probabilidade maior é elas continuarem vivendo, bem e felizes 😅

Agora e se você colocar refrigerante em vez de água, porque alguém no YouTube falou que é bom? Ou regar 5 vezes ao dia? Ou ainda, mudar o hábito e só regar à noite? Ou mesmo encharcar a planta? Ou ainda regar só uma vez por semana?

Nesse caso, você estará ERRANDO! Pois está fazendo algo *fora do planejado.*

A planta pode viver mesmo assim? SIM!

Pode ser que se desenvolva até mais com refrigerante? TALVEZ!

Mas se isso acontecer, se a planta MELHORAR com sua atitude fora do planejamento, significa que você acertou?
*N Ã O!*

Você errou, não seguiu seu planejamento. Não importa o resultado!!! No *LONGO PRAZO* a plantinha vai morrer, ainda que indique que está indo bem *AGORA.*

EXEMPLOS PRÁTICOS

Abaixo temos um exemplo na prática de como operar de forma disciplinada e acertando ou errando na execução de nosso planejamento. Para isso utilizarei a estratégia de padrões harmônicos, mas especificamente o "Gartley".

(Se você não sabe o que é um Gartley, e não entender com os exemplos abaixo, estou à disposição para te ajudar)

Vamos supor que o Trading Plan seja o seguinte, de forma bem básica, apenas para ilustração:

Padrão operado: Gartley
Time frame: H4
Período do dia: Qualquer horário
Tipo de ordem: Pendente (Sell Limit)
Direção da ordem: Somente venda
Risco assumido: 5% da conta
Relação Risco/Recompensa: 1:2 Sempre

Execução da ordem quando:
1 - Queda forte do preço;
2 - Retração até 61,8% de Fibonacci;
3 - Continuação da queda no máximo até o fundo do movimento inicial, e no mínimo até 38,2% de Fibonacci;
4 - Retorno em alta do preço até 76,4% de Fibonacci.

Ponto de Entrada: 5 pips abaixo de 76,4% de Fibonacci;
Stop: 5 pips acima da máxima do movimento inicial (100% da retração);
Take Profit: 2x o tamanho do Stop;
Administração da operação:
- Assim que o lucro for maior que 1x o risco assumido, move-se o stop para o breakeven e deixa rolar até o take;
- Caso o preço mova-se contra, nada a fazer, deixar seguir até o stop.
ENTRADA 1 - (Acerto na operação + lucro)



No exemplo acima, após uma queda forte, na seta vermelha inicial, o preço retraiu até 61,8% de Fibonacci, deu mais uma caída ultrapassando 38,2%, e depois foi buscar o nível de 76,4%. Tudo conforme manda o trading plan, e aí não tem o que "achar", "pensar", "imaginar", somente executar o trade. Ali colocaria-se uma ordem pendente de venda, com os critérios do trading plan, e o resultado seria uma ótima operação, com take atingido, no valor de  2X o risco assumido.

Aqui não há o que discutir, a operação foi ACERTADA, e o trader lucrou na operação. O trader acertou, mas não porque lucrou, e sim por ter aberto a operação dentro de seus critérios.


EXEMPLO 2 - (Acerto na operação + prejuízo)
  


No exemplo acima, após uma queda forte, na seta vermelha inicial, o preço retraiu até 61,8% de Fibonacci, deu mais uma caída ultrapassando 38,2%, chegando próximo de 0%, mas não passando esse valor, conforme planejamento, e depois foi buscar o nível de 76,4%, tudo conforme manda o trading plan. Ali colocaria-se uma ordem pendente de venda, com os critérios do trading plan, e o resultado seria uma operação com prejuízo, com Stop Loss atingido, no valor de  1X o risco assumido. Aqui não há o que discutir, a operação foi ACERTADA, e o trader teve um prejuízo na operação. O trader ACERTOU, mesmo tendo tido um resultado negativo. Ele acertou por ter aberto a operação dentro de seus critérios.

EXEMPLO 3 - (Erro na operação + prejuízo)




No exemplo acima, após uma queda forte, na seta vermelha inicial, o preço tentou retrair até 61,8% 3 vezes sem sucesso, pois não encostou no nível (3 "x" vermelhos). Depois finalmente retraiu até 61,8% de Fibonacci, porém ultrapassou muito o nível, chegando próximo de 76,4%. Depois deu mais uma caída LEVE que NÃO ultrapassou 38,2%, em desacordo com o planejamento. Em seguida foi buscar o nível de 76,4%. Ali caso o trader tivesse colocado uma ordem pendente de venda, o que estaria FORA dos critérios do trading plan, o resultado seria uma operação com prejuízo, com Stop Loss atingido, no valor de  1X o risco assumido.

Aqui não há o que discutir, a operação foi ERRADA, e o trader teve um prejuízo na operação. O trader ERROU, e ainda teve um resultado negativo. Ele errou por ter aberto a operação FORA de seus critérios, e não porque teve prejuízo.


EXEMPLO 4 - (Erro na operação + lucro)




No exemplo acima, após uma queda forte, na seta vermelha inicial, o preço retraiu até 61,8% de Fibonacci. Depois deu mais uma caída LEVE que NÃO ultrapassou 38,2%, em desacordo com o planejamento. Em seguida foi buscar o nível de 76,4%. Ali caso o trade tivesse colocado uma ordem pendente de venda, o que estaria FORA dos critérios do trading plan, o resultado seria uma operação com lucro, com Take Profit atingido, no valor de  2X o risco assumido.

Aqui não há o que discutir, apesar de o trader ter tido lucro na operação, a operação foi ERRADAO trader ERROU,  mesmo tendo um resultado positivo. Ele errou por ter aberto a operação FORA de seus critérios, independente de ter tido lucro na operação.

CONCLUSÃO

Se você quer acertar no trading, comece entendendo os princípios de trading mais essenciais, as grandes verdades do trading. Feito isso, busque ter um planejamento sólido e detalhado do que você vai fazer ao operar, ao abrir seus trades. Pronto, agora basta ter a disciplina de fazer tudo que você planejou, e os resultados e lucros virão com o tempo.

Ter lucros abrindo trades fora de seus critérios definidos, é IMPRUDÊNCIA, e isso vai reforçar hábitos negativos na sua rotina de trading. Por isso se você lucrou, mas sabe que não executou o trade totalmente de acordo, saiba que fez errado, e tem que mudar urgente.

Por outro lado, se você abriu trades totalmente de acordo com o trading plan, ainda que tenha prejuízos, ainda que tenha períodos ruins e negativos, mantenha-se obedecendo as regras, mantenha-se executando tudo nos conformes, mantenha-se cumprindo seu papel. Pois você estará ACERTANDO, e o lucros por ser DISCIPLINADO compensarão o período de perdas.

Essa é nossa obrigação, e é assim que acertamos no trading.

Por hoje é só, fiquem com Deus e até o próximo post.

Se achou interessante, deixe um comentário abaixo. Gosto bastante quando tenho um feedback dos leitores, pois isso me ajuda a melhorar sempre o conteúdo do blog.

Curso gratuito para iniciantes no Forex, clique aqui.

Como começar corretamente no Trading, clique aqui.

Planilha para cálculo do lote no Forex, clique aqui.

Canal Eu Sou Forex Trader no YouTube, clique aqui.

Para entrar no Estúdio de Análises AO VIVO Eu Sou FX Traderclique aqui.




Grupos de Whatsapp e Telegram:

Telegram

Se preferir, mande-me uma mensagem no meu Whatsapp que te adicionarei:

(81) 999258963


E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D


Um grande abraço e fiquem com Deus.


Enéias Nascimento
Forex Trader


AVISO


Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

6 comentários:

  1. Ótimo artigo! Pura verdade. Temos que resignificar os nossos resultados nos trades com base em seguirmos o plano de negociação ou não, ao invés de apenas se basear no resultado financeiro positivo ou negativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, M.R. Essa é a essência do sucesso no trading. Não é tendo lucros que acertamos, mas sim em seguir o que determinamos que faríamos. Isso é incrivelmente difícil no trading, mas essa é grande barreira que precisamos transpor para alcançar o sucesso.

      Forte abraço e fica com Deus.

      Excluir
  2. Muito bom isso!Estou errando não só no trade mas em não estabelecer apenas uma estratégia a seguir!Olho o gráfico e o que eu vejo 1o eu opero! Resultado positivo em fevereiro e negativo nos 3 meses seguintes! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Wellington. Isso mostra o quanto é importante seguir esse padrão, de operar um único sistema até ter virado um mestre nele. Faça isso: estabeleça uma única estratégia, anote tudo no trading plan. Depois faça centenas de trades em forma de back testes. Após isso vá para conta demonstrativa, treine na real. Depois tente com dinheiro real, mas com uma banca pequena. Fazendo isso você terá bastante experiência, e estará caminhando firme rumo à consistência.

      Forte abraço e fica com Deus

      Excluir

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.