sábado, 1 de setembro de 2018

Não fazer nada também é um passo para o sucesso - Controle Psicológico #3

Muitos traders acreditam que precisam estar sempre operando, buscando as "oportunidades" no mercado para poderem ganhar dinheiro e atingir a consistência no trading. Porém não sabem, ou não percebem, que NÃO FAZER NADA também é um passo importantíssimo para o sucesso nesse meio. E hoje quero trazer aqui o porquê ficar 'de fora' do mercado é algo tão crucial se você quiser melhorar seu desempenho e ser mais lucrativo.



Durante minha trajetória como trader, a qual começou no início de 2011, uma frase que me marcou muito foi essa: "Trading de sucesso é largamente o resultado de deixar pra lá várias coisas". E uma dessas coisas que precisamos "deixar pra lá" é o fato de não estarmos no mercado constantemente. Precisamos entender que ficar fora do mercado sem operar tem seus benefícios, e vai aumentar e melhorar nossos resultados. Então 'não operar' não é algo que pode nos incomodar, muito menos nos deixar chateados porque o preço não deu sinal de entrada.

Mas se eu operar mais, se eu passar mais tempo de olho no gráfico, então vou ter mais chances de pegar as oportunidades no mercado, e consequentemente fazer mais lucros!

É aí onde muitos traders se enganam. Quem pensa dessa forma ainda não aceitou a verdade do trading de que "NO FOREX, MAIS É MENOS, E MENOS É MAIS". Quanto menos você operar, quanto menos ficar olhando os gráficos, quantos menos ordens abrir, MAIS lucros você vai fazer.

Mas por quê? Isso não tem lógica!

Bem vindo ao mundo do trading, gafanhoto. Operar no mercado é algo que exige de nós quebrar inúmeros paradigmas, convicções e pensamentos sobre a relação trabalho/sucesso, e exige de nós mudar nossa maneira como vemos o trading. Aqui temos que aceitar várias verdades que são paradoxais, e isso demanda tempo, dedicação e aceitação.

A DURA REALIDADE

Ganhar muito dinheiro consistentemente com trading não é algo fácil. Se alguém te disse o contrário, ou mentiu, ou não sabe o que está fazendo, mas trading com certeza não é.

Primeiramente preciso esclarecer uma coisa bem importante: aqueles INÚMEROS vídeos que você vê no YouTube de pessoas operando várias e várias vezes ao dia, ou que passam muito tempo olhando os gráficos, analisando um número infinito de coisas, ou ainda que abrem inúmeras ordens pra pegar somente alguns potinhos e sair do trade, a gigantesca maioria delas não estão tendo lucros com seus trades, não são consistentes, perdem mais do que ganham, operam cometendo inúmeros erros, MAS NÃO MOSTRAM ESSA REALIDADE PARA SEUS EXPECTADORES!

E tudo pra quê? Pra que você, amigo trader, compre um curso caríssimo, ou um sistema de sinal, indicador, ou mesmo um robô por um preço surreal, prometendo lucros consistentes. É mais fácil essa pessoa estar bem de vida somente pelos cursos que vende, porque se for por seus resultados...

Mas eu vi o histórico daquele Trader, ele provou que em 3 meses ganhou milhares de dólares começando com bem pouco dinheiro!

Primeiramente, não são traders. Quem quer vender sistema de sinal praticamente infalível, robô milagroso, ou mesmo um curso caríssimo pra falar o básico que você encontra na Internet, não é uma pessoa bem intencionada e não tem muito interesse em te ajudar.

Todos os traders operam no mercado, mas nem todos que operam no mercado são traders! Nunca esqueça disso.

Segundo que 1, 2 ou mesmo 3 meses NÃO É PADRÃO SUFICIENTE para se analisar consistência! Pergunte a esse trader do YouTube que quer vender algo, o resultado dele em 1 ano inteiro. Se houver resultados consistentes, até mesmo com períodos negativos, e sua rentabilidade for entre 20% e 100% NO ANO, então você achou um Trader que vale a pena seguir, e até mesmo quem sabe comprar sua mentoria, porque esse é raro de encontrar. Mas se os resultados forem bem altos, sem perdas no período, desconfie, pode estar enganado.



POR QUE PRECISO APRENDER A NÃO OPERAR?

No trading, um dos pilares para o sucesso é o controle psicológico, você já deve ter ouvido falar. E algo que afeta MUITO a mente de um Trader é olhar os gráficos. Esse é mais um paradoxo do mercado, pois como o Trader vai aprender, como vai ganhar experiência, 'tempo de tela', se não olhar os gráficos por muito tempo?

Falsas ilusões

Já mencionei que você precisa quebrar convicções e aceitar muita coisa nova nesse meio? Pois bem, aí vai mais essa: olhar as cotações dos preços tem um efeito no cérebro de sensação de recompensa: cada vez que o preço sobe sua mente imagina você tendo comprado antes da subida, e formula na sua cabeça a ideia de que você ESTARIA ganhando muito dinheiro. Talvez já tivesse te fazendo sonhar em um super carro, ou com uma bela casa na praia, afinal, não foi difícil imaginar que o preço subiria, e de fato subiu, é só comprar na próxima vez que isso acontecer.

Esse tipo de pensamento muitas vezes acontece no subconsciente, mas é quando acontece no nível consciente que faz o operador tomar as decisões erradas. E quanto mais tempo ele ficar olhando e olhando o movimento dos preços, que nunca para, mais isso vai afetando sua mente. E não se engane, mesmo traders experientes constantemente estão suscetíveis a cair nessas armadilhas.

O nosso cérebro cria essas ilusões porque nos causam uma sensação de bem estar. E olhar os gráficos por muito tempo vai causando essas sensações "boas". É como uma droga, que precisa constantemente ser consumida para satisfazer esse desejo. Infelizmente isso afeta milhões de traders ao redor do mundo, que estão se influenciando ao se permitirem passar horas e horas olhando para ativos e seus preços.

Alta probabilidade de cometer erros

Outro fator que torna prejudicial passar muito tempo no mercado, é que essa explosão de sensações e pensamentos faz o Trader cometer erros graves. Enquanto ele está acompanhando a volatilidade do mercado, seu cérebro recebe elementos químicos que atrapalham a objetividade progressivamente. Quanto mais tempo se olha um gráfico, mais elementos químicos inundam as zonas responsáveis por pensar de forma racional, e o subjetivo começa imperar no controle da mente.

Agindo de forma subjetiva, o Trader estará propenso a ter muitos ACHISMOS, começará a ver coisas que não estão ali,  e tomará atitudes precipitadas, com medo de perder as "oportunidades". Tudo na tentativa de realizar aqueles desejos do carro e da casa na praia que o cérebro usou como armadilha para satisfazer uma necessidade mental de recompensa. Quanto mais você agir na busca do que sonha, seu cérebro ficará menos ansioso, e É PARA ISSO QUE ELE PREGA PEÇAS COM VOCÊ, para você executar ações que satisfaçam a necessidade do cérebro de realizar os desejos mais intensos.

Entre os traders que passam muitas horas olhando os gráficos, são comuns erros como: abrir ordens fora do seu sistema, mover o Stop pra evitar ser tirado do trade, fechar operações com pouco lucro com medo do mercado reverter, abrir outras operações com o trade já em aberto, aumentando desnecessariamente o risco, e mover o take profit mais para longe porque "achou" que o preço estava indo forte a seu favor (mas para o trader naquele momento isso era uma 'certeza'). Achou algo familiar? Pois é, acontece com todos, ao menos uma vez.

"Mas eu sou day trader, TENHO que acompanhar as cotações por bastante tempo, e passo horas na frente de computador!"

Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que sou defensor de quanto menos tempo passando acompanhando o mover do preço no gráfico, melhor. E eu afirmo isso tanto devido a estudos da parte psicológica, como também por constatação própria.

Durante muito tempo eu fiquei fazendo isso, horas e horas olhando as cotações, esperando a oportunidade acontecer, e nesse tempo não tive bons resultados. Mas quando decidi "virar a chave", operar períodos mais longos, e passar menos tempo acompanhando as cotações, eu percebi que passei a cometer menos erros, passei a deixar o trade rolar, deixar o "mercado fazer a parte dele", sem querer ficar interferindo. É o famoso, abrir o trade e esquecer, deixar pra lá mesmo. Ficar acompanhando só atrapalha. E a consequência foi que meus resultados melhoraram consideravelmente.

DIFICULDADE ENFRENTADA PELOS MAIS FRENÉTICOS

Outra coisa é que ao acompanhar o mover do gráfico, e operar assim, o trader não vai conseguir fazer algo crucial para o controle psicológico, operar com ordens pendentes.

Essas estratégias que exigem você ficar de olho geralmente te dizem pra entrar "a mercado", algo que eu TOTALMENTE desaconselho para trading.

Isso porque, primeiro mexe com o psicológico tentar "pegar o bonde andando", e isso acaba aumentando a probabilidade de erros. É muito comum ver traders operando a mercado, e depois se arrependendo de algo que fizeram: "Não era pra ter entrado ali!", "Poxa! Deixei passar do ponto, droga!", "Caramba, errei o lote! Putz!", são coisas extremamente comuns em quem tenta operar com o mercado em pleno movimento.

Segundo, não é bom operar a mercado devido a dificuldade em calcular o risco exatamente. É de conhecimento de todo trader de sucesso a importância de definir corretamente o risco ANTES de entrar em um trade. Fazer isso com ordens pendentes te dá tempo pra pensar, calcular, e se preparar para se posicionar adequadamente. Já a mercado, fazer tudo isso com excelência beira o impossível.

E como gerenciamento de risco é a chave do sucesso no trading, é totalmente obrigatório fazer essa parte da melhor forma possível, com excelência, sem erros, sem falhas. E entrando a mercado não dá.

O QUE FAZER PARA EVITAR ESSAS ARMADILHAS?

É simples meu amigo Trader, acredite firmemente que olhar o gráfico por muitas horas vai te fazer mal, e não passe muito tempo na frente do computador. Isso é especialmente importante se você acabou de abrir um trade. Assim que comprar ou vender, NÃO ESPERE PRA VER SE O PREÇO VAI ATÉ SEU TAKE, vá embora, feche o notebook, vá passear, passar tempo com sua família, ou praticar seu hobby favorito. Só não fique queimando a bola dos seus olhos por ficar freneticamente analisando inúmeros indicadores, notícias, padrões de preço, NA TENTATIVA DE CONFIRMAR MENTALMENTE QUE O PREÇO IRÁ A SEU FAVOR.

E se tiver outra oportunidade, e eu perdê-la?

Fique tranquilo, apesar de parecer que há, não existem muitas boas oportunidades diariamente no mercado, pois a maioria do movimento do preço é totalmente aleatório. Sinais de alta probabilidade são raros, e muito provavelmente não vão acontecer quando você estiver de olho no mercado. É mais fácil vocês ACHAR que viu uma ""oportunidade"" e acabar entrando em uma furada, devolvendo ao mercado o que ganhou quando operava de forma objetiva.

CONCLUSÃO

O que primeiro precisamos pôr em prática é aceitar várias verdades de trading, ainda que extremamente paradoxais. Com a mente aberta, entendendo que ficar muito tempo no mercado, operando ou não, é prejudicial, basta então tomar a sábia atitude de ficar de fora por mais tempo que ficar operando. Abrir trades e acompanhá-los freneticamente, não vai fazê-los moverem-se a seu favor, e ainda trará danos sérios ao seu controle psicológico, influenciando fortemente nos seu resultados.

Se gostou do artigo, deixe um comentário. Gostaria muito de ouvir sua opinião, e ficarei muito feliz de ter um feedback.


VEJA TAMBÉM OS OUTROS POSTS DA SÉRIE

#1 - Controle Psicológico - A importância do Mindset no trading

#2 - Como vencer a dor da perda no trading
#3 - Não fazer nada também é um passo para o sucesso
#4 - O que fazer quando sentir que perdeu um forte movimento do preço


- Curso gratuito para iniciantes no Forex, clique aqui.
- Como começar corretamente no Trading, clique aqui.
- Planilha para cálculo do lote no Forex, clique aqui.
- Canal Eu Sou Forex Trader no YouTube, clique aqui.
- Para entrar no Estúdio de Análises AO VIVO Eu Sou FX Traderclique aqui.


Grupos de Whatsapp e Telegram:








Se preferir, mande-me uma mensagem no meu Whatsapp que te adicionarei:


(81) 999258963



E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D



Um grande abraço e fiquem com Deus.



Enéias Nascimento

Forex Trader






AVISO


Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

6 comentários:

  1. Conteúdo rico.
    Tem mesmo que levar em conta o psicológico, pois é ele que fica forçando você a entrar no mercado.
    Mas tudo isso acontece porque ele foi programado para fazer isso.
    Tem que ter cuidado ao traçar metas, porque vai está programando seu subconsciente para atingir essa meta.

    PARABÉNS Enéas.

    Leitor, se inscreva no Canal. Tem muito conteúdo importante lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Higo, fico muito feliz com seu comentário, obrigado mesmo :D

      Você mencionou algo muito interessante, a questão das "metas". De fato, quando o trader se obriga a cumprir certos valores diários, ou mesmo mensais, sem contar que alguns dias ou meses ele pode terminar negativo, isso o influência a estar sempre operando, sempre buscando "oportunidades", e aí cai nas armadilhas psicológicas. Excelente observação.

      Obrigado pelo incentivo para inscrição no canal :D

      Um forte abraço e fica com Deus meu amigo ;)

      Excluir
    2. Kkkkk.. . Ficou passando um filme em quanto eu lia parte do artigo e outro quando continuei. Ainda no aprendizado. ..mas melhorei os meus resultados quando passei a operar menos com tempos mais longos. Vi que comecei a ter lucros mais altos.

      Excluir
    3. Então você passou pela mesma experiência que eu, e tomou a mesma decisão de quem vira a chave, e passa a ter consistência: operar menos e em períodos mais longos.

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Um forte abraço e fica com Deus.

      Excluir
  2. E aí querido Enéias, td bem?
    Cara, apesar de ainda "operar" diferente de vc, tenho aprendido bastante contigo.
    Parabéns pelos ensinamentos q tem passado aqui no blog e nos outros meios. Siga assim! Vc é abençoado irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adailson, muito obrigado amigo, fico muito feliz que gostou, em mais ainda em estar ajudando :D

      Sempre tento trazer conteúdo de qualidade aqui no blog e no canal, e de forma que as pessoas aprendam a verdadeira disciplina no trading.

      Um forte abraço amigo, fica com Deus e até mais.

      Excluir

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.