terça-feira, 18 de dezembro de 2018

PINBAR no GBPUSD - 18.12.2018

(ESSE POST NÃO É INDICAÇÃO DE COMPRA OU VENDA - LEIA O AVISO AO FINAL)

Olá colegas e traders que acompanham o blog, sejam muito bem vindos a mais um post.

Hoje trago para vocês um PINBAR que apareceu no GBPUSD no gráfico Diário, segundo o sistema de negociação que utilizo, e que atendeu a todos os critérios que exijo para configurar um pinbar.



DESCRIÇÃO

GBPUSD vem em tendência de queda há vários meses. Considerando a tendência maior, o preço fez uma perna forte dessa queda, e houve uma tendência menor, formando essa perna citada. Após o rompimento de um nível que já tinha sido suporte claro duas vezes em momento anteriores esse ano, o preço retraiu até esse nível e mostrou o pinbar.


Interessante ressaltar que esse pinbar também fez o padrão que tenho estudado de falso rompimento de Inside bar.






Gráfico Mensal




Gráfico Semanal




CRITÉRIOS

1 - PINBAR

O preço fez um claro pinbar de nível 1, o clássico, com 75,5% de cauda, que é uma proporção muito boa; teve 17% de corpo, e nariz na proporção de 7,2%Tudo em relação ao tamanho do pinbar, que foi de 95,6 pips;







2 - FALSO ROMPIMENTO DA CONFLUÊNCIA DE FATORES

A confluência de fatores estabelecida foi no preço 1,27000, número redondo. O nível também foi suporte simples dentro da tendência, mas forte em momentos passados, fator decisivo para determinação do nível. Foi inversão de suporte e resistência. O nível também estava dentro da principal zona da Fibo, passando um pouco de 50% de Fibonacci.

O falso rompimento foi de 4,9 pips além do nível, já que a confluência de fatores foi em 1,27000 e a máxima do pinbar foi 1,27049.

O pinbar 
abriu ANTES da confluência de fatores, em 1.26162, portanto 85,8 pips antes; e fechou também antes da confluência em 1.26327, portanto 77,3, respeitando assim a regra do impedimento.

3 - TENDÊNCIA - MOVIMENTO ANTERIOR RECENTE FORTE COM RETRAÇÃO CONSIDERÁVEL

O preço fez um forte movimento de queda que durou 13 dias e teve 450,6 pips (1.29266 > 1.24760). A retração durou 5 dias e teve 228,9  pips (1.27049> 1.24760). A retração portanto chegou a 50,79% de Fibonacci, passando um pouco de 50% da Fibo.



Havia espaço suficiente do preço de entrada até a mínima do movimento forte anterior (175 pips para 96 pips de stop, R/R de 1,82)



GBPUSD vem em tendência de queda há vários meses. Considerando a tendência maior, o preço fez uma perna forte dessa queda, e houve uma tendência menor, formando essa perna citada.



4 - PRINCIPAL NÍVEL DA RETRAÇÃO

Tendo em vista haver dentro da principal zona da Fibo uma zona que antes tinha sido suporte visível, podendo voltar a ser resistência, sendo então essa zona uma inversão de suporte/resistência dentro da principal zona da Fibo, esse foi considerado o principal nível da retração, pois ficou caracterizado como sendo a preferência do item número 1 do meu trading plan para a principal zona de uma retração.

Repare como o nível de inversão de suporte/resistência foi importante meses atrás, em agosto de 2018:



5 - NÍVEL HISTÓRICO DANDO FORÇA*

NÃO havia um nível histórico claro dando força, já que o ponto considerado como início da queda para a operação não veio de nenhum ponto mais significativo. Interessante notar um triângulo na formação do preço, porém o movimento considerado não se iniciou na borda superior do triângulo.

Veja gráfico semanal:







Mensal:



Interessante notar o canal de queda formado e bem visto no Mensal.


6 - INVERSÃO DE SUPORTE/RESISTÊNCIA*

Conforme descrito anteriormente, a confluência de fatores foi uma inversão de suporte/resistência.

7 - PRINCIPAL ZONA DA FIBO*

A retração alcançou e passou um pouco de 50% de Fibonacci, fechando FORA da principal zona da Fibo; considerando para topo e fundo da Fibo, os níveis vistos na figura abaixo:





PARA FINALIZAR - MINHAS AFIRMAÇÕES DE TRADING PARTICULARES

- Tudo pode acontecer, posso perder, posso ganhar;
- Eu sou responsável pelos meus resultados no mercado;
- Eu aceito o risco e não tenho medo algum do resultado desse trade;
- Para lucrar não preciso saber o que vai acontecer a seguir;
- Há uma distribuição aleatória entre ganhos e perdas, num determinado conjunto de variáveis que definem uma oportunidade;
- Uma oportunidade não é mais do que uma probabilidade maior da ocorrência de um acontecimento do que outro, ao longo do tempo;
- Cada momento no mercado é único;
- O resultado de cada trade é aleatório, mas o resultado de uma série de trades usando a mesma estratégia NÃO é aleatório;
- Só opero se o sinal atender totalmente ao sistema;
- Tenho uma atitude mental ganhadora, uma expectativa positiva de minhas análises conforme o sistema que utilizo;
- Independente do meu último trade ter sido no prejuízo, executarei esse trade tranquilamente, pois atende plenamente aos critérios de meu sistema de negociação;
- Independente do meu último trade ter sido ganhador, não estou eufórico para o resultado desse trade;
- Confiante com o resultado no longo prazo, SIM; eufórico com os ganhos, NÃO;
- Não aumentarei o meu risco nesse trade;
- Não analisarei outro indicador qualquer fora do meu sistema;
- Não permitirei achismos na análise que atrapalhem na abertura de um trade que atende às exigências do trading plan; nem permitirei achismos que influenciem abrir um trade fora dos critérios do sistema;
- Não permitirei achismo durante o trade aberto, só sendo autorizado mexer na operação se estiver de acordo com a administração do trade pré-determinada;
- Minha ordem é uma ordem pendente; 


A definição para abertura do trade é com base nos 4 primeiros critérios, que são obrigatórios (1, 2, 3, 4). Os outros 3 são facultativos (5, 6, 7).

_________________________________________________________

IMPORTANTE

Esse post NÃO É SINAL!!!

Se vai de fato na direção que espero, ninguém sabe! Por isso o gerenciamento de risco é essencial. Se você gostou da oportunidade, SÓ OPERE SE ESTIVER DE ACORDO COM OS SEUS CRITÉRIOS EXCLUSIVOS. Esse post não é indicação!

O preço pode muito bem ir no sentido CONTRÁRIO de maneira firme e me dar um STOP, me fazendo ter o PREJUÍZO previamente calculado.

Eu estou preparado para isso! Se o preço FOR CONTRA, sei onde vou sair do trade, sei com quanto vou sair de prejuízo, e já assumi o risco!

Essa operação é TOTALMENTE particular, é um registro detalhado de como EU PARTICULARMENTE opero. Eu divulgo também com o intuito de ajudar as pessoas a analisarem o mercado, mas não indico nem compra, nem venda!

Ficou claro? Muito bem! Sigamos...
_________________________________________________________

DADOS DE NEGOCIAÇÃO

Tipo de ordem: Sell Limit
Entrada: 1.26520
Stop: 1.27580( 96 pips - tamanho do pinbar com 0,4 pontos de aproximação para mais)
Take: 1.23640 (288 pips - R/R: 3,00)

CÁLCULO DO LOTE

Valor do pip (lote 1.00): U$ 10.00
Valor do pip (lote 0.10): U$ 1.00
Valor do pip (lote 0.01): U$ 0.10

O lote 0.01 gerará um risco de U$ 9.60
O lote 0.10 gerará um risco de U$ 96.00
O lote de 1.00 gerará um risco de U$ 960.00

MUITO CUIDADO AO DEFINIR O LOTE!

Explico com mais detalhes meu sistema de entrada e saída aqui.


ADMINISTRAÇÃO DO TRADE

- Mover o stop para o breakeven quando o preço atingir 1.25560 (lucro = 1x o risco), e caso o preço não retorne para um lucro menor que 0,5x;
- Mover o stop para 10 pips atrás do candle do dia anterior, caso o preço esteja indo na direção desejada;
- Fechar manualmente a operação se no dia em que abrir a plataforma, o preço estiver após 1.24600, com lucro acima de 2x o risco.
- Caso o preço vá contra e não pegue a ordem pendente, ultrapassando o preço de 1.25560, então retirarei a ordem. Pois o preço pode voltar com bastante força e me dar stop.
- Caso o preço se mova contra, nada a fazer, apenas aguardar.

_________________________________________________________
Se achou interessante, deixe um comentário abaixo. Gosto quando tenho um feedback dos leitores.
_________________________________________________________



Se você é iniciante e quer aprender o segredo de como começar bem no mercado, é indispensável que leia esse artigo sobre como começar corretamente no trading.

De qualquer forma, se alguém for operar pelo seu sistema de negociação próprio, lembre-se sempre do gerenciamento de risco, e calcule o lote corretamente como ensino lá no canal do Youtube e aqui no blog explico a importância de definir o seu risco antes de entrar no trade.


Baixe também a planilha que utilizo, e disponibilizo no blog para cálculo do lote antes de entrar em qualquer operação.


Desejo sucesso a todos, e se precisarem já sabem, estou à disposição.


Se você achou interessante e quer saber mais como opero, visite e se inscreva no meu canal no YouTube!





Temos grupos de Whatsapp e Telegram, venha fazer parte conosco.


Se desejar fazer parte, mande-me uma mensagem no meu Whatsapp que te adicionarei:


(81) 999258963


Ou entre através de um dos links:
Grupo 2 

E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D


Um grande abraço e fiquem com Deus.



Enéias Nascimento

Forex Trader




AVISO


Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.