segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Agindo apesar da Incerteza - A Aleatoriedade do Mercado - Parte 2

Hoje eu postei sobre as VERDADES DO TRADING, e logo houve certa resistência com algumas delas, eu até já esperava

Questionaram sobre eu comparar as chances de um analista profissional com as de um cachorro, falei que eram as mesmas


O que eu quero dizer é o seguinte:

O resultado de cada trade, isoladamente considerado, é 50% de dar certo, e 50% de chance de dar errado. *Cada trade*.

Agora, o mercado segue padrões que se repetem ao longo do tempo, e por esse motivo é possível ter lucros de forma consistente.

Então se um único trade tem um resultado totalmente incerto, uma série de trades não. Uma série com vários trades executados com os mesmos critérios vai ter uma taxa de acerto *não* aleatória, sendo assim plenamente possível ter sucesso no mercado no longo prazo.

A comparação com o cachorro foi para enfatizar essa questão. Pois muitos traders pensam que se analisarem mais, ou incluírem mais um indicador no seu sistema, ou ainda ter acesso a mais notícias e mais rapidamente, vão ter uma chance maior de acertar.

Quando, na verdade, analisar mais torna o sucesso mais distante do Trader.

Eu te garanto, a única chance de você melhorar a probabilidade de um único trade, é você ter um irmão na presidência do Banco europeu, ser casado com a gerente geral de contas do Banco da Inglaterra, ter um amigo te devendo favor no banco Central do Japão, e ainda um hacker invadir a Central da bolsa em Wall Street, aí sim... você aumenta a chance de um trade para 51% !

Se você não concorda, não me leva a mal, só quis enfatizar que o Trader precisa aceitar essa incerteza de um único trade. E saber que é a execução mecânica e automática (Não tô falando de EA) que permite o Trader ter sucesso no mercado.

Imagine o seguinte exemplo

Uma pessoa que saia todos os dias a pé para seu comércio para trabalhar, e leve sempre pouco dinheiro consigo. Ela sabe que no caminho pode ser assaltada e por isso não anda com todo o seu capital, seria um grande vacilo.

Essa pessoa precisa ir trabalhar, mas ela lida com incertezas: Não sabe se será assaltada, não sabe se terá clientes no seu comércio, ou se mesmo tendo clientes, terá algum custo naquele dia que absorverá seus lucros. Ela sai para trabalhar com todas essas dúvidas!

Você pergunta: como ela ainda sai para trabalhar apesar de todos esses possíveis e muitas vezes prováveis revezes? Não seria melhor buscar algo mais "certo"?

Acontece que essa pessoa só sabe esse ofício, gosta do seu trabalho, e mesmo com todas essas coisas constantemente acontecendo (assalto de vez em quando, falta de clientes, custos do negócio) ela ainda ganha dinheiro, se sustenta, sustenta a família, e está pronta e disposta a trabalhar no outro dia. Como?

Simples, ela não está pensando no que PODE acontecer. Essa pessoa sabe que no longo prazo, o negócio gera lucros consistentes. E que apesar dos revezes, seus lucros por fazer a mesma coisa, todos os dias, ininterruptamente, com vontade e dedicação, superarão os momentos em que a incerteza gerar algo fora de seu controle e essa pessoa tiver um "prejuízo".

O segredo dela, muito embora a grande incerteza da vida, é continuar saindo todos os dias para trabalhar, com pouco dinheiro no bolso, muita dedicação e vontade, e a confiança de que no longo prazo, os benefícios superam as perdas

Creio que ficou bem auto explicativo, é só trocar "pessoa" por "Trader", e os revezes pelas perdas no mercado, os Stops que tomamos todos os dias.

Podemos ter lucros consistentes, em um mercado aleatório, apesar dessa incerteza que impera em cada operação


Se gostou, deixe um comentário, ficarei feliz

Obrigado e fique com Deus.

Um comentário:

  1. Olá Jacson. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, amigo. É muito bom ver que tem alguém que lê os posts hehe

    Eu acredito, e mostro na prática, que essa aleatoriedade de cada trade existe, é fatídica, e pode ser superada se feito tudo bom inteligência e paciência

    Um forte abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.