domingo, 23 de setembro de 2018

O que fazer quando sentir que perdeu um forte movimento do preço? Série Controle Psicológico #4



Você já se sentiu mal por ter perdido uma oportunidade de operar um forte movimento do preço? Já olhou para um gráfico, viu que o preço poderia subir consideravelmente, mas por um motivo até mesmo que você não entendeu bem, decidiu não operar, e aí logo em seguida o preço decolou?

Nesses casos é comum o Trader se sentir frustrado, por não ter aproveitado o forte movimento do preço e ter deixado de fazer um excelente trade, ganhando um bom lucro. Em casos assim, precisamos ter a mentalidade correta, adequada ao trading de sucesso, pois se não o fizermos, esse pode ser um dos calcanhares de Aquiles mais perigosos de sua carreira.

Hoje trago para vocês o quarto post da série:

CONTROLE PSICOLÓGICO
Desenvolvendo uma Mentalidade de Sucesso no Trading


Para ver os outros posts, clique nos links ao final.

POR QUE A FRUSTRAÇÃO É GRANDE?

O que acontece quando um trader perde um forte movimento do mercado, ficando de fora, é um sentimento tão ruim, que muitas vezes chega a 'doer'. Isso se dá não somente pelo fato de o trader simplesmente ter deixado de ganhar, mas também porque um trader que sofre esse sentimento geralmente é um trader que tem mais perdas do que ganhos, e isso é a realidade da esmagadora maioria.

Quando o trader vem de sucessivas perdas, ou mesmo de poucas derrotas, porém com valor significativo de prejuízo, o normal é ele querer recuperar logo o que perdeu para poder ter lucros e um saldo positivo o quanto antes. Por isso muitas pessoas cometem erros como operar o estilo Martingale, dobrando o lote após uma perda, ou então realizam operações vingativas tentando pegar de volta o que o mercado supostamente tomou deles.

Quando esse trader se vê diante de uma "oportunidade" perdida, em que provavelmente ele teria, em um único trade, recuperado parte ou mesmo o todo do valor que tinha perdido nas operações anteriores, sua mente estará dominada por um sentimento extremamente ruim. Só o que passará pela cabeça dele será: "Por que não entrei nesse trade?!", "Eu sabia que ia subir! Fiz besteira!", "Isso só acontece comigo!', "Na próxima não vou deixar isso acontecer mais!".

Esse último pensamento é de longe o mais perigoso!

A PIOR ATITUDE QUE O TRADER PODE TOMAR APÓS UMA SITUAÇÃO DESSAS

Quando o trader pensa: "Na próxima não vou deixar isso acontecer mais!", ele está envenenando seu viés objetivo do mercado (se é que tem um). Ao fazer isso, ele estará dopando sua mente e a deixando muito menos racional. Caso esse trader tenha e use um trading plan, a partir do momento em que pensar dessa forma, sua capacidade para seguir o planejamento estará seriamente comprometida. Ele estará extremamente propenso a operar de uma forma indisciplinada.

Nos próximos trades, sua mente estará pulsando sensações de "Não posso perder a próxima oportunidade!". E aí, diante de um sinal aparentemente de acordo com seu planejamento, duas coisas podem acontecer:

1- Com medo de perder mais um movimento forte daquele que perdera tempos atrás, ele irá ignorar seu planejamento e abrir a ordem, muitas vezes a mercado (o que é errado!), na expectativa de agora estar 'no fluxo', ganhando dinheiro e recuperando o que vinha perdendo;

2- Ele até pode olhar seu planejamento, e fazer uma análise. Mas caso o sinal não se enquadre no seu sistema totalmente, requisito CRUCIAL, ele vai ignorar e ter uma tolerância significativamente maior para poder abrir o trade e não ficar de fora.

Ambas as atitudes citadas são erros clássicos dos traders inexperientes, que ainda não desenvolveram a maturidade necessária para saber o que fazer nesses momentos. O resultado de agir dessa forma é que estará saindo do planejado, operando padrões aleatórios, e ficando à mercê do incerto movimento do mercado. No longo prazo isso resultará em perdas sucessivas, mais frustração, e possível desistência do trading.

E caso o Trader de fato acerte o próximo movimento agindo dessa forma indisciplinada, pronto, está feita a receita do seu fracasso. Pois agora ele estará embasado para operar aleatoriamente, com base unicamente no seu feeling. A partir disso, vai ignorar por completo seu planejamento, e somente querer operar procurando não perder os fortes movimentos, abrindo trades sem critérios específicos, e indo na contramão de tudo que é ensinado para ter sucesso no trading. Tudo para tentar não "ficar de fora" das "oportunidades", não ficar de fora dos fortes movimentos do preço.

E sabe o que é o pior de tudo isso? Ele estará achando que continua seguindo o seu plano. Quando na verdade está andando a passos largos para o fim de sua, muitas vezes pequena, carreira.

O QUE FAZER ENTÃO PARA NÃO SENTIR-SE FRUSTRADO E ABALADO?

O que o trader tem que entender é que NEM TODO FORTE MOVIMENTO DO MERCADO é uma oportunidade!

Por mais estranho e paradoxo que isso seja, temos que aceitar mais essa verdade do trading. O mercado se movimenta na grande maioria do tempo de forma aleatória, sendo as únicas variáveis os milhões e milhões de traders ao redor do mundo todo. Quando a maioria decide vender, o preço simplesmente vai cair, e quando são os compradores que dominam, o preço irá subir sem se preocupar com sua análise, com o que o Warren Buffet falou, ou com o que você ACHA que sabe o que vai acontecer!

O que o trader precisa fazer para evitar esse sentimento de perda, de vacilo, de frustração por ter perdido uma "oportunidade", é somente uma coisa:

OPERAR UNICAMENTE SE O PREÇO DEU UM SINAL EXATAMENTE PELO SEU SISTEMA!

Significa que ao operar, o trader precisa estar atento ao movimento do preço, para saber se ele deu um sinal EXATAMENTE pelo seu sistema ou não. Eu tenho falado aqui várias e várias vezes sobre a necessidade de ter um Trading Plan com regras claras, objetivas e detalhadas. E mais importante ainda, é seguir essas regras AO PÉ DA LETRA!

Quando você vê um sinal, a primeira coisa que você PRECISA conferir é o seu planejamento. Você irá olhar se CADA DETALHE do seu trading plan foi atendido. Em caso afirmativo, NÃO HÁ O QUE HESITAR, não se pode ter dúvidas em decidir se é para operar ou não. Se você tiver essas questões, ficar indeciso, então é porque seu trading plan não está detalhado o suficiente para saber se o sinal é válido para operar ou não.

Caso você se enquadre nesse último exemplo, se tem dúvidas antes de operar, mesmo tendo um trading plan, PARE DE OPERAR! Vá imediatamente rever seu planejamento, revisar os critérios, e ver onde seu trading plan tem brechas a serem tapadas. Talvez você opere engolfo, mas não discriminou que proporções de engolfo você quer ver no candle; ou ainda decidiu operar rompimento de  suporte/resistência, mas não detalhou como deve ser esse rompimento (forte, quantidade de candles, se pode ter sombra, proporção dessa sombra). Talvez você espere uma retração até o nível rompido para operar, mas como deve ser essa retração, qual a zona de Fibonacci que ela precisa entrar, essa retração precisa tocar de fato no nível rompido, ou você pode operar se apenas chegar perto, perto QUANTO?!

TODOS esse detalhes PRECISAM estar descritos no trading plan, para que ao ver um sinal, NÃO RESTE DÚVIDAS se você irá operar ou não. Você precisa bater o olho e decidir se irá ou não abrir o trade, sem a menor dúvida. Se ficar muito indeciso, já sabe, está fazendo errado. Na dúvida, não opere, e vá rever os seus critérios do planejamento.

Para definir em detalhes esses critérios do trading plan, uma dica que eu dou pra quem me pergunta é a seguinte:

Procure no gráfico no passado, os padrões que se repetiram e fizeram o movimento que você espera do preço. Procure os que 'deram certo', e os que 'deram errado'. Aqueles movimentos que foram exatamente como você imaginava, você tira um print, salva a imagem, e procura sinais em comum a todos eles. Esses sinais serão seus filtros para incluir no Trading Plan e para você procurar nos próximos movimentos do preço.

Para aqueles trades que 'deram errado', que fizeram o movimento inicial que você espera, mas acabaram indo na direção oposta, você também registra, e procura sinais em comum que puderam de certa forma atrapalhar o movimento do preço. Esse filtros você também vai colocar no seu planejamento, mas como critérios que você NÃO QUER VER no sinal. Caso apareçam, você elimina aquele sinal e simplesmente não opera.

Portanto, com o planejamento bastante detalhado, caso um sinal não satisfaça aos seus critérios descritos, e você tome a decisão correta de NÃO OPERAR, o preço pode ir pra onde quiser, que você não vai se afetar por não ter operado, pois NÃO ESTAVA DE ACORDO COM O SEU SISTEMA, e portanto, e gravem bem isso: NÃO FOI UMA OPORTUNIDADE!!!

Se você pensou em vender, e ao final da análise concluiu que não era uma oportunidade exata pelo seu sistema, pode ficar literalmente se coçando para vender, não venda! E se o preço cair mais que o Neymar na copa do mundo, pode cair 1000 pips num dia, você TEM que ficar sossegado, sabendo que se tivesse operado, apesar do grande lucro, não teria sido disciplinado. E no longo prazo agir indisciplinadamente vai te levar ao fracasso como trader.

Repito, não importa o movimento do preço, você não deve se importar. O que importa é agir com DISCIPLINA, e seguir seu planejamento.

Imprima essa afirmação acima e cole na parede de seu escritório, NUNCA MAIS A ESQUEÇA


EXEMPLO




Não peguei essa incrível alta do EURGBP essa semana, porque o candle que eu queria operar não foi um pinbar. A cauda dele não chegou a pelos menos 65% do tamanho do pinbar, requisito essencial para que eu considere ele como um. Chegou perto, mas não o suficiente. Decidi então ficar de fora. E o que aconteceu no dia seguinte, o preço subiu horrores, subiu MUITO, inslusive para uma par que é normal mover uns 40 pips por dia, ele moveu mais que o triplo da média, mais de 125 pips!!! Detalhe, além de ter subido, teria pego minha ordem pendente que teria colocado na metade do pinbar.

"Então você perdeu a oportunidade, Enéias?"

De forma alguma! Se o movimento do preço não se enquadrou no meu setup, simplesmente, pelo meu sistema, NÃO era uma oportunidade!

"Mas você esperava o preço subir, e de fato o preço subiu! Como não era uma oportunidade?!"

Nem todo movimento forte do mercado tem um motivo claro. Na verdade tem sim, se subiu o motivo foram mais compradores que vendedores; se caiu, foram mais vendedores que compradores, ponto!

Mas nem todo movimento forte do mercado quer dizer que teria um setup por trás, qualquer que seja o setup!

Um grande banco pode simplesmente ter decidido repentinamente, executar uma venda massiva de Libras, juntamente com vários traders de varejo, coincidentemente escolhendo fazer o mesmo. O resultado é isso aí, movimento forte. Muitas vezes sem dar sinal de nada!

"Ah, eu comprei e lucrei muito! Não tem nada a ver o que você tá falando."

Daí eu te pergunto? Você viu um sinal pelo seu sistema? Esse sinal se enquadrou exatamente nos seus critérios?

Se sim, parabéns, você foi recompensado pela sua disciplina, tem um bom sistema, continue usando de forma disciplinada, e terá grande sucesso! Você é um exemplo de Trader, e merece esse resultado.


Caso tenha entrado por qualquer OUTRO motivo QUE NÃO o seu sistema, só lamento. Você pode ter lucrado incríveis somas de dólares, a única coisa que você é, é um Trader indisciplinado, que se continuar agindo assim, terá muito mais perdas que ganhos esporádicos como esse. O saldo disso você pode imaginar.

CONCLUSÃO

Não adianta queremos forçar o mercado a fazer o que queremos, só podemos nos aproveitar dos movimentos dele que se repetem ao longo do tempo. E para isso, precisamos definir uma estratégia clara e objetiva, com critérios detalhados, e seguir esse planejamento com uma disciplina sólida como rocha!

Somente assim você poderá se sentir relaxado, tranquilo, ignorando completamente o movimento do preço seguinte ao momento em que decidiu não operar.

Para terminar eu te dou uma dica. É algo que eu particularmente venho fazendo, mas de forma ainda vaga, e decidi começar manter registros. A partir de hoje, vou iniciar no blog uma série de posts mensais onde relatarei todos os sinais que não atenderam ao meu sistema. Mas somente relatarei aqueles que chegaram mais próximo de me dar um verdadeiro e válido sinal, pois no mês acontecem muitos movimentos que não valem a pena sequer eu analisar com mais detalhes. Porém outros, como o do EURGBP acima, chegam muito próximo de me fazerem apertar o botão de comprar ou vender, mas por um detalhe, ficam de fora de minhas operações.

E por que de dou essa dica? Porque com um registro detalhado você verá o resultado final se tivesse entrado em todos esses trades que você gostaria de ter entrado somente para "não perder a oportunidade". Garanto que você irá se ESPANTAR com o resultado


______________________________________________
Se achou interessante, deixe um comentário abaixo. Me anima muito quando tenho um feedback dos leitores.
______________________________________________


Desejo sucesso a todos, e se precisarem já sabem, estou à disposição.




VEJA TAMBÉM OS OUTROS POSTS DA SÉRIE

#1 - Controle Psicológico - A importância do Mindset no trading
#2 - Como vencer a dor da perda no trading - Série Controle Psicológico #2
#3 - Não fazer nada também é um passo para o sucesso - Controle Psicológico #3



Se você achou interessante e quer saber mais como opero, visite e se inscreva no meu canal no YouTube!




Temos grupos de Whatsapp e Telegram, venha fazer parte conosco. No momento o grupo do Whatsapp está lotado, mas o grupo do Telegram aceita várias pessoas.

Se desejar fazer parte, mande-me uma mensagem no meu Whatsapp que te adicionarei:


(81) 999258963


E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D

Um grande abraço e fiquem com Deus.


Enéias Nascimento
Forex Trader



AVISO


Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

2 comentários:

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.